Recentemente uma Neurologista especializada em Eletroneuromiografia de Recife-PE entrou em contato conosco para iniciar um projeto marketing para seu consultório.
Durante a conversa ela nos falou que hoje muitos pacientes entram em contato pelo Google, mesmo sem ela nunca ter investido um centavo em anúncios.
Ela nos disse que em 2014 uma secretária que trabalhava para ela, conhecia uma ferramenta no Google onde ela poderia se cadastrar e aparecer de forma gratuita para potenciais pacientes que estivessem atrás da Eletroneuromiografia próximo do seu consultório.
E que hoje, era a segunda principal forma de captação de pacientes que ela possuía.
Essa ferramenta é o Google Meu Negócio.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google especializada em indicar empresas e serviços cadastrados para os usuários que estiverem pesquisando em uma determinada região.
Se você abrir seu Google Maps, você verá vários pinos de empresas, e ao clicar nesses pinos, o espaço do Google Meu Negócio aparecerá para você, apresentando a empresa e com as principais informações de contato.
A imagem acima representa a pesquisa dentro da plataforma do Google Maps, esse é um dos nossos clientes, o Dr. Matheus Lisboa, Nutrólogo em Maceió-AL, que quando iniciou o trabalho conosco, atendia em média 06 pacientes particulares por mês.
Hoje, um ano depois, está atendendo mais de 80 pacientes particulares todos os meses.
Além de aparecer no Google Maps, o Google Meu Negócio também aparece na rede de pesquisa do Google, onde todas as vezes que pesquisam por uma especialidade, o Google mostra também o seu perfil ou vários perfis de consultórios que estão cadastrados.
Esse é o nosso cliente, Dr. Bernard Favacho, Cirurgião do aparelho digestivo em São Paulo.
Seu espaço no Google Meu Negócio foi criado e hoje seu consultório pode ser encontrado de forma gratuita dentro do Google, graças ao Google Meu Negócio.
Essa semana ele me ligou falando que atendeu 04 pacientes de casos cirúrgicos de Vesícula e Pâncreas, todos vindos do Google.
Para se cadastrar no Google Meu Negócio é fácil e grátis, você pode ter todas as informações através desse link: Mostre seu negócio no Google - Perfil da empresa no Google
Mas claro que vamos dar algumas dicas para que seu perfil no Google Meu Negócio seja ainda mais eficiente e te traga mais pacientes de forma gratuita.
01- Invista em Fotos de qualidade.
Podemos comparar o Google Meu Negócio ao Ifood.
Quando você está desejando pedir um Sushi e entra no Ifood, preste atenção, a qualidade da foto faz com que você perceba o restaurante como bom ou ruim.
Aquele prato com uma foto mal feita, sem cor, pixelada... vai te dar a sensação que o restaurante é ruim.
Já um prato bem apresentado com fotos profissionais, pode te dar a sensação de que é um bom restaurante.
A mesma coisa acontece com o Google Meu Negócio, as pessoas julgam o livro pela capa, então se você contratar um excelente profissional de fotografia para colocar fotos de qualidade, você estará se diferenciando das outras clínicas e consultórios que possuem fotos de baixa qualidade.
Então cuide da sua imagem e da imagem da sua clínica nos ambientes digitais.
02- Responda as avaliações.
Uma coisa que o Google gosta é de ter uma empresa que de fato utiliza o Google Meu Negócio.
Todas as vezes que algum paciente comentar ou realizar avaliações, faça questão que alguém do seu time responda.
Dessa forma também vai manter a qualidade das suas avaliações, quanto maior for a avaliação, mais o Google vai mostrar seu anúncio para outras pessoas.
Seja uma crítica ou um elogio, quanto mais você interagir, mais o Google vai perceber que você é uma empresa relevante e te colocará a frente dos seus concorrentes quando um potencial paciente pesquisar por sua especialidade.
03- Solicite avaliações para o seus pacientes.
Quando o Google vai indicar seu consultório nas pesquisas, ele leva em consideração três fatores:
01- Se a clínica é próxima do local onde a pessoa está pesquisando.
02- Se a clínica é relevante no ambiente digital, tem site, instagram, produz conteúdos online, etc.
03- A quantidade e relevância das avaliações.
Sim, o paciente pode realizar avaliações e enviar feedbacks sobre sua clínica no ambiente do Google Meu Negócio.
E essa é a forma mais fácil de você conseguir fazer com que sua clínica fique a frente dos seus concorrentes.
A grande maioria das clínicas e consultórios não estão atentas a essa informação e o que normalmente acontece é que a sua avaliação pode ser baixa.
Pensa comigo, quantas vezes você já foi enviar um feedback, por livre e espontânea vontade, falando que amou a empresa, que ela é de extrema qualidade e que gostou dos serviços prestados?
Normalmente as pessoas não fazem isso, porém, se ela tiver uma experiência negativa... É muito mais fácil ela procurar um local para expressar suas frustrações com o serviço contratado.
Por isso, muitas vezes, clínicas e consultórios possuem avaliações baixas no Google Meu Negócio.
Nós criamos um processo para fazer com que ao invés de ter avaliações negativas, seu Google Meu Negócio fique lotado de avaliações positivas!
O processo que desenvolvemos é muito simples.
Você vai pedir para sua secretária enviar para seus pacientes um dia depois da consulta uma mensagem perguntando sobre sua experiência na clínica ou consultório.
Por exemplo:
Bom dia, [Nome do Cliente]! Sou [Nome da secretária] do consultório do Dr(a). [Seu Nome]. Estamos entrando em contato para saber como foi sua experiência na consulta. Gostou do atendimento? Ainda possui alguma dúvida que poderia te ajudar?
Vamos aguardar a resposta do paciente para saber se ele gostou ou não da experiência que ele teve no nosso consultório.
Se ele responder positivamente, enviamos em seguida uma mensagem solicitando a avaliação no Google Meu Negócio, exemplo:
"Ficamos muito felizes em saber que gostou do atendimento! Olha, você poderia deixar uma avaliação sobre sua experiência no nosso Google Meu Negócio? Sua opinião é muito valiosa para nós e é fundamental para melhorar e continuarmos oferecendo um atendimento de excelência.
Basta clicar no link ao lado e realizar sua avaliação: (LINK DE AVALIAÇÃO DO GOOGLE MEU NEGÓCIO)"
Dessa forma simples, você terá um processo estruturado que garantirá que seu consultório seja mais encontrado por potenciais pacientes no Google, sua relevância digital aumentará e consequentemente você terá uma nova forma de captar pacientes sem gastar um centavo.
Essa é uma das formas mais poderosas de conseguir pacientes sem investimentos. Preste atenção nessas dicas, siga o processo e nos agradeça quando conseguir os primeiros pacientes!
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